EE “Gabriela Freire Lobo, Profª.” – Projeto ”Sanidade e Liberdade”

Escola: E.E. Professora Gabriela Freire Lobo – Santa Isabel
Diretor: Rúbia Barbosa
Professor coordenador: Mára Roseli Acosta Therezo
Professor de Arte: Luiz Rogério Bernardes da Silva
Alunas: Natália Crispim Ultramari e Nicole Crispim Ultramari

Ação: Projeto ”Sanidade e Liberdade” – Subtema: Mortes Prematuras: quando o suicídio parece a última saída.

Data: 26 de setembro de 2018

Objetivo: Conscientização sobre o Projeto Setembro Amarelo

Público Alvo: Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas e Particulares.

Desenvolvimento:
Projeto do Jornal Ouvidor em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Escolas de Santa Isabel com Palestras e Concurso de Obras de Arte.
Palestrantes:
Médico psiquiatra Danilo Blanco: Transtornos mentais e suicídio: depressão e sintomas
Participantes do Instituto Plenna: O stress e a saúde mental do trabalho.
Psicóloga Camila Britto: Reflexões e considerações sobre o suicídio.
Secretário Municipal de Saúde Cleber Kerchnner: Atendimento aos casos de suicídio e tentativa de suicídio na saúde pública.

Proposta: Cada escola apresentou trabalhos realizados de pintura , desenho e escultura ,feitos pelos estudantes para compor a decoração do evento .
Com a votação democrática a escolha das obras foram das alunas Natália Crispim Ultramari e sua irmã gêmea Nicole Crispim Ultramari da 2ª série do Ensino Médio da Unidade Escolar, e foram premiadas com o primeiro lugar de todas as escolas Públicas e Particulares de Santa Isabel.

Premiação -1º lugar das escolas Públicas e Privadas de Santa Isabel.

Professor de arte Luiz Rogério Bernardes da Silva, alunas do 2º série do Ensino Médio Nicole Crispim Ultramari , Nathália Crispim Ultramari, recebendo o Prêmio de 1º lugar de todas as escolas Públicas e Particulares de Santa Isabel, Camila Brito psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, e a jornalista do Jornal O Ouvidor Érica Alcântara.

1 – Desenhos do acervo pessoal das alunas premiadas

Obra- “Um relacionamento amoroso e a depressão”.

Pintura em guache

Obra“As fases da depressão”

Técnica em tinta nanquim

Obra – “Planta arrancada em Vida’’

2 – Escultura em Massa plástica e amoeba com frases de impacto para interação.

Obra – “Ideias Suicidas”

3 – Instalações das obras de arte

4 – Alunas do Grêmio Estudantil acompanhadas da professora Andreía Maiolino e da Palestrante Tenente do Exército Paola.

Palestra sobre Superação da Depressão. Depoimentos pessoais de Tenente Paola.

5 – Dinâmica com representantes do Instituto Plenna. O Stress e a Saúde Mental no Trabalho.

6 – Confraternização com café da manhã para os participantes do Projeto Setembro Amarelo na Câmara Municipal de Santa Isabel