EE ADHERBAL DE CASTRO – COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE

No dia 25 de agosto a EE Adherbal de Castro comemorou o Dia do Folclore e Concurso menor pipa. O dia foi repleto de atividades para nossos alunos.

A sala de vídeo se transformou em uma linda exposição com vários trabalhos e objetos folclóricos dos nossos alunos e professores.

Recebemos a visita dos idosos da Associação Humanitária Amor e Caridade que nos presenteou com músicas folclóricas infantis como Atirei o pau no gato, Ciranda, cirandinha, etc. Um repertório maravilhoso onde os idosos cantaram e tocaram diversos instrumentos. Os alunos amaram! A escola está desenvolvendo um projeto para ajudar a associação. Foi uma  excelente integração com os alunos.

Os alunos do fundamental apresentaram peças teatrais como:  O corpo seco, Sítio do Pica Pau Amarelo, entre outras. E apresentação musical com flauta com a orientação dos professores Marcos Oliveira de História e Maísa de Língua Portuguesa.

E para fechar nosso dia, tivemos o privilégio de receber o  Grupo Artístico Abóliom que encenou a Procissão dos Mortos  para os alunos do fundamental e Médio. Os alunos e professores amaram participar e conhecer um pouco mais da cultura de nossa cidade.

A LENDA – A ‘Procissão dos Mortos’ é inspirada numa lenda de Jacareí sobre uma procissão de mortos que revoltados com a mudança do local do cemitério saíam de seus túmulos e seguiam, em lamentos, até a Capela de São Sebastião no Avareí, região da nova Necrópole. Se alguma pessoa viva fosse surpreendida espionando a procissão recebia uma vela que, se fosse apagada, transformava-se em osso humano, e a pessoa morreria até a próxima procissão.