Objetivos:
• Análise das ações realizadas na Unidade Escolar ;
• Projetar novas ações para o ano letivo de 2017;
• Acolhimento de professores, funcionários e alunos mediadores.
Conteúdos:
• Planejamento Escolar 2017;
• Análise dos Resultados;
• Plano de Ação;
• Acompanhamento e Monitoramento das Ações;
• Acolhimento.
Desenvolvimento:
• Dinâmica da vassoura;
• Apresentação do plano de ação equipe gestora;
• Leitura de Texto: “Recomeçar”
• Roda de discussão “ações realizadas na Unidade Escolar 2016 a partir dos resultados das avaliações internas e externas”;
• Plano de ação professores;
• Dinâmica de integração – Quebrando o gelo;
• Cronograma para os dias 02 e 03 de fevereiro.
Apresentação do plano de ação equipe gestora
Pontos Fracos
• Alto índice de retenção e evasão
escolar;
• Ausência da comunidade escolar na participação das atividades;
• Deficiência na qualidade do atendimento ao público em geral;
• Falhas na organização dos horários (entrada, saída e intervalos de
alunos e professores), bem como na dinâmica de sala de aula;
• Falta de recursos materiais e descuido na utilização dos mesmos (TV, dicionários, livros etc);
• Ineficácia na efetivação do projeto envolvendo meio ambiente;
Pontos Fortes
• Melhoria na relação Professor X Aluno, bem como a interação dos alunos de inclusão;
• Participação ativa de docentes e discentes nas atividades escolares (Projeto Leitura, Grêmio Estudantil, Gincana e Formatura);
• Eficácia na utilização de recursos tecnológicos e aplicativos na comunicação.
AÇÃO
• Observação dos relatórios dos Conselhos de classe e ano/série e análise bimestral do rendimento escolar;
• Levantamento frequente de faltas;
• Trabalho de conscientização a respeito de suas funções;
• Formação dos professores em ATPC;
• Promover maior integração da comunidade escolar através de ações motivadoras e reuniões de pais, eventos escolares e participação em projetos;
• Trabalho de conscientização quanto ao uso adequado e a manutenção do ambiente escolar, equipamentos de multimídia, biblioteca, quadra esportiva e materiais didáticos.
2º Dia – Acolhida de Pais e Alunos
• Apresentação da situação atual da escola;
• Dinâmica da vassoura;
• 6º anos – turismo pela escola (conhecendo os espaços);
• Dinâmica da árvore (contribuir);
• Jogos – dama, xadrez, dominó, jogos cooperativos (6º pega pega de corrente e brincadeira de roda passa arco).
3º Dia
• Leitura do texto – Recomeçar;
• Combinados da classe – Lista de regras (Contrato de Convivência);
• Dinâmicas: 6º anos – Forca, 7º anos – Construindo a escola dos sonhos, 8º anos – Sorriso milionário, 9º anos – Torre, 1ºEM, 2ºEM e 3ºEM – Dirigindo nossa história.