Com o objetivo de apoiar os estudantes da rede do Estado de São Paulo no acompanhamento das atividades remotas, a Parceiros da Educação e o Península irão lançar uma campanha para doação de smartphones, tablets e notebooks.
A campanha incentivará a sociedade civil a doar aparelhos que estão sem uso e em boas condições para os estudantes da rede. Em parceria com uma empresa de logística, os aparelhos serão retirados na casa dos doadores que se cadastrarem no site do programa e, após recolhidos, esses dispositivos doados passarão por uma triagem para verificar se estão em bom estado de uso, uma higienização, e receberão um chip com acesso à internet de 500MB e uma restrição para o uso dos aplicativos e sites indicados pela Secretaria.
Os equipamentos serão doados para famílias beneficiadas pelo Programa Merenda em Casa, que possuem filhos devidamente matriculados nas escolas estaduais mais vulneráveis de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social (IPVS) (IPVS6). As doações serão realizadas por meio das Associações de Pais e Mestres (APMs) que manifestarem interesse, com data de início a ser definida, de cada escola. Mais informações sobre a logística do programa serão realizadas posteriormente.
Importante ressaltar que essa ação é apoiada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, porém não substituiu as políticas já em curso pela SEDUC relativas à melhoria da tecnologia das escolas. Além dos recursos do PDDE Paulista já repassados, a PRODESP está realizando a licitação de notebooks, desktops e pontos de acesso WiFi que poderão ser adquiridos pelas APMs com recursos do PDDE Paulista.