Introdução:
O concurso de redação intitulado “Ecologia e economia, como correlacionar?”, referente ao dia mundial do meio ambiente, 5 de junho, foi realizado com o intuito de inserir os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Diretoria de Ensino da Região de Jacareí na temática ambiental, incentivando a reflexão sobre, a função da Economia como ciência que estuda a forma correta de ajustar recursos escassos à necessidades ilimitadas e da Ecologia como ciência que estuda as relações entre ecossistemas naturais e sociais.
Justificativa:
Para que a conservação ambiental se torne um compromisso socioambiental é necessário educar. Para tanto, a educação ambiental deve ser componente transversal de ensino, desde a escolarização inicial, para que se estabeleça uma relação saudável com o meio ambiente. Com isso, é relevante que os alunos se apropriem da importância da conservação da natureza, de ações de recuperação da vegetação nativa e das mudanças de hábitos de todos para gerarmos menos danos ambientais.
Objetivos:
O objetivo foi, desenvolver habilidades e competências que levassem os alunos primeiramente a se sentirem pertencentes ao ambiente, e depois, a pensarem de maneira sustentável.
Alunos vencedores e suas respectivas escolas |
|||
– |
Escola |
Aluno |
Ano/Série |
E.E. João Feliciano |
Yara Suellen Cunha da Silva |
7º |
|
E.E. João Feliciano |
Maria Eduarda Suzuki da Silva |
9º |
|
E.E. Profª Edir Paulino Albuquerque |
Jennifer Nicole Gomes da Silva |
1º |
|
E.E. Profª Maria de Lourdes Vilela |
Mariana de Souza Cardozo |
8º |
|
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos |
Tatiana Soares Procópio |
3ª |
|
Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos |
Amarildo Francisco dos Santos |
6º |
Por: PCNP Meire Silva Vieira